Dicas para Economizar em 2017

O ano começa e com eles as contas. E daí vem IPTU, IPVA, matrículas e rematrículas de escolas, cursos, faculdade. É um acúmulo de boletos que não param de chegar e uma das suas promessas do final do ano foi economizar em 2017.

Mas caso isso tenha sido planejado e o ano já começou no vermelho devido a tantas festas recorrentes, veja agora dicas para economizar em 2017 e conseguir quitar tudo sem precisar se endividar.

Como fazer a economia

Os planos foram feitos, mas você ainda não tem ideia por onde começar a economizar em 2017, já que são tantas coisas para pagar que você quer pensar em qual terá prioridade para só depois começar a pagar o restante. Então veja as dicas:

#Guardar dinheiro

Aproveite que o final do ano tem 13° salário e muitas vezes férias, estipule o que irá gastar e o que irá guardar e realmente guarde um valor que queira juntar, mesmo que seja na poupança, embaixo do colchão, ou até mesmo peça para alguém de confiança para guardar, mas evite cair em tentação e usá-lo. Deixe esse dinheiro guardado em caso de necessidade.

#Conferir saldo

Se você não tem esse hábito de conferir sua conta bancária para não se assustar, então comece agora, pois quem sabe vendo o dinheiro sair, você comece a aprender mais sobre economia e assim a economizar mais em 2017, tendo como base os anos anteriores.

#Anotações

Nunca deixe de anotar todos os seus gastos, sejam eles de mercado, farmácia, lanches, pois são eles que aos poucos vão se tornando um acúmulo de dívidas em sua vida e aos poucos transformando em uma bola de neve sem fim. Faça anotações nem que seja em uma agenda, caderno ou planilha de gastos no computador, mas atualize sempre para que nada fique de fora e seja pego de surpresa.

#Comprar o necessário

Se a questão agora é economizar em 2017, então aprenda a comprar somente aquilo que for de necessidade e realmente precisar. Muitas vezes, tendo cartão de crédito em mãos, as pessoas costumam abusar comprando coisas que nunca irão usar, apenas pela facilidade de ter o dinheiro de plástico em mãos. Controle-se e aprenda que comprar apenas o que há necessidade é uma forma de fazer o dinheiro render no final do mês.

#Cupom de desconto

Se você costuma fazer suas compras pela internet até mesmo pela facilidade que ela proporciona, saiba que muitos sites dão cupons de descontos para vários lugares e produtos, sendo eles desconto na mercadoria ou até mesmo no frete que acaba sendo gratuito. Então, se quer ganhar aquele descontinho a mais nas suas compras, pesquise bastante os cupons na internet e veja se consegue um para aquele produto que você está comprando. Eles são adquiridos gratuitamente e basta colocar no site da compra onde pede a indicação dele. Muito fácil! Veja aqui um exemplo: cupom de desconto walmart.

#Cofrinho

Se o seu intuito é criar uma renda a mais com o cofrinho, saiba que só funciona se você depositar toda e qualquer moeda dentro dele até um período estipulado, para depois trocar por dinheiro de papel, caso contrário, o dinheiro ficará ali sem circulação, rendimento e ainda assim sendo usado a cada centavo que precisar, não tendo investimento em nada, servindo apenas para facilitar o seu troco, nada mais. Então, ou junte tudo e troque ou faça circular para que não fique parado.

#Viva conforme o que ganha

Viver e se divertir é bom demais, mas se agora a meta é economizar em 2017, aprenda a viver conforme o que ganha, nunca gastando a mais do que realmente possui, pois além de não conseguir pagar, você ainda poderá evitar novas diversões, novos passeios, já que dinheiro algum sobrará. Viver na sua realidade já é uma forma de começar a garantir um futuro melhor.

#Cartões de crédito

É uma facilidade enorme, mas também ajuda a gastar aquilo que não precisa. Portanto, para evitar gastos extras evite andar com os cartões nas carteiras, levando somente quando precisar de algo que realmente tenha que comprar. Não estar com os cartões já facilita para quem quer começar a economizar em 2017 e ter alguma sobra no orçamento. Cartões consomem mais da metade do seu salário, se não forem bem administrados. Pense nisso!

E agora junte todas as ideias e comece 2017 com a conta um pouco mais tranquila.